Boas práticas para o consumo consciente e preservação da água

4 fatos que provam que o AGRO defende boas práticas para o consumo consciente e preservação da água:

1) De acordo com Censo Agropecuária feito pelo IBGE, dos 351,3 milhões de hectares de áreas da agropecuária, 1,9% são irrigadas com água de rios e 98,1% depende da água da chuva.

2) O Agro tem compromisso com o consumo consciente e, através de tecnologia digital de monitoramento do solo, apenas a quantidade certa de água é utilizada e no momento mais adequado para a irrigação.

3) Além de alimentos, o bom produtor também cultiva água! Ao consorciar lavouras, pastagens e florestas na mesma área, o produtor ajuda promover um solo mais forte, com mais enraizamento das plantas. Sendo assim, a cada chuva, o solo retém mais água.

4) Técnicas para aproveitamento de água de chuva são amplamente usadas por produtores brasileiros. Além de sistemas de captação para irrigação, alguns produtores constroem barragens e pequenos açudes para acumular água para servir seus rebanhos e pequenas plantações.

 

A conscientização é fundamental para continuarmos evoluindo no uso racional da água e com boas práticas de manejo da água e do solo. Saiba como podemos fazer ainda mais:

– Incentivando a adoção de tecnologias de conservação do solo e da água e adoção de sistemas produtivos sustentáveis, em especial recuperação de pastagens degradadas, sistemas integrados de produção, plantio direto, adubação verde e outros;
– Fomentando as tecnologias que evitam a erosão dos solos, curva de nível e terraceamento, e a preservação hídrica por meio de barraginhas;
– Incentivando práticas conservacionistas de solo e água, para recuperação de áreas de Reserva Legal e Áreas de Prteção Permanente;
– Promovendo  a utilização de práticas conservacionistas para redução da erosão e perda de solo nas estradas rurais;
– Incentivando ações de monitoramento do nível de adoção de práticas de conservação do solo e da água, nos imóveis rurais e nas microbacias hidrográficas.


Puplicado em: 14 de abril de 2022

#Sem categoria #Sustentabilidade

Nossos
Parceiros

Para produzir o que há de melhor em sementes, a Lagoa Bonita mantém relacionamento técnico e comercial com importantes players do mercado.
Conheça aqui nossos principais parceiros.